Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Breves considerações sobre o abuso de autoridade - Lei 4.898/65

A Lei 4898/65 regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal nos casos de abuso de autoridade

Para exercer esse direito o interessado procederá mediante petição que será dirigida à autoridade superior que tiver atribuição legal para apurar e aplicar sanção à autoridade civil ou militar acusada da prática do abuso. Pode também ser direcionada ao Ministério Público responsável para iniciar o processo contra a autoridade acusada. 

A Lei 4898/65 estabelece sanções para os agentes públicos que praticam atos com abuso de poder. Importante lembrar que o abuso de poder pode ser: 
a) por excesso de poder – o agente atua fora dos limites de sua competência; 
b) desvio de poder – o agente, embora dentro de sua competência, afasta-se do interesse público que deve nortear todo desempenho administrativo. 

O agente público deve pautar seus atos no princípio da legalidade. Ele não pode agir fora dos limites das suas atribuições legais 

Os artigos 3º e 4º descrevem as principais condutas do crime de abuso de autoridade: 

a) Atentado à liberdade, à inviolabilidade do domicílio, ao sigilo de correspondência, à liberdade de consciência e de crença, ao livre exercício de culto religioso, à liberdade de associação, ao direito ao exercício do voto, ao direito de reunião, à incolumidade física do indivíduo; ao direito ao exercício profissional. 
b) Ordenar ou executar, de forma ilegal, medida privativa de liberdade; 
c) Deixar de comunicar ao juiz prisão ou detenção de qualquer pessoa; 
d) Prender quem possa ficar livre pagando fiança; 
e) Cobrar o carcereiro ou policial qualquer custa ou despesa de carceragem que não esteja prevista em lei. 
f) O ato lesivo da honra ou do patrimônio de pessoa natural ou jurídica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem atribuição legal. 
g) Deixar a pessoa presa além do tempo previsto.












`

Nenhum comentário:

Postar um comentário